segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como é bom conversar com os mestres

Por Fernanda Melo



Na última sexta-feira, dia 8, participei de um talk show, onde estiveram presentes dois grandes nomes da língua portuguesa, os professores Pasquale Cipro Neto e Jorge Portugal. Na ocasião, foram abertas oportunidades para que a plateia fizesse perguntas aos ilustríssimos mestres.

E eu não poderia ficar de fora, é claro. Iniciei perguntando sobre as grandes perdas que o Brasil teve recentemente, como João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Rubem Alves. O que significou para o Brasil a morte desses grandes nomes da nossa literatura? Mas, para apimentar o discurso, citei o “ganho” que o país teve de uma grande pensadora contemporânea, a Walesca Popozuda _ relembrando aquele episódio onde um professor de filosofia inseriu em sua prova um trecho da música da funkeira. Então, educadíssimo e sereno, Pasquale me responde: “Não sei se posso te responder, pois nessa questão, sou um extraterrestre. Nunca a vi, não faz parte do meu mundo. Nessa prova, com certeza eu tiraria zero porque eu desconheço essas porcarias de repertório medíocre”. Ele ainda acrescentou: “Parece que o Brasil adora se afundar na mediocridade. É um país muito pobre. Quando vejo essas coisas, eu tenho alergia, passo mal, tenho faniquito”.

Ainda respondendo à minha pergunta sobre a perda dos grandes ícones da literatura brasileira, ele não economizou elogios. Sobre Suassuna, disse que ele “transcendia os textos que escreveu, era polêmico, inteligente e tinha caráter”. Sobre Ubaldo, disse que “tivemos uma grande perda, além de literária, humana”. E sobre Rubem Alves, “ele era uma figura humana sempre preocupada com a população”.

Bom. Regozijo-me sempre quando ouço esses grandes mestres. Figuras que acrescentam e muito no nosso aprendizado. Que bom que um dia tive oportunidade de entrevistá-los_ antes do talk show, gravamos uma entrevista em vídeo com Pasquale e Portugal. Um dia poderia dizer aos meus filhos que já entrevistei um dos maiores ícones da língua portuguesa do nosso país, o professor Pasquale Cipro Neto, conhecido pelo programa “Nossa Língua Portuguesa” da TV Cultura e colunista do Jornal Folha de São Paulo.


Fernanda Melo é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário