domingo, 31 de agosto de 2014

Como é bom viver e ouvir os poetas

A vida, realmente, nos surpreende. Estamos aqui hoje, mas ninguém garante que estaremos amanhã. Como é bom vivermos de uma maneira lúcida, saudável e completa.

Digo isto, porque, na noite deste sábado, dia 30 de agosto, soube que o poeta e escritor Ezequiel Marinho, mais conhecido como Quiel Guarânea – O Tradutor do Amor, havia falecido. Segundo informações, ele teria passado mal em sua residência, na noite anterior, foi socorrido para o hospital, mas já chegou sem vida.

Confesso que não acreditei, tive que checar e custei a acreditar que era verdade, afinal, cinco dias antes eu o tinha entrevistado. Ele, muito alegre e entusiasmado, havia visitado a redação do site onde eu trabalho, para nos conceder uma entrevista. Na ocasião, Quiel falou sobre o lançamento do seu livro “Minha História no Tempo e o Pingo no i”. Apesar de já ter participado de outros quatro livros, este era o seu primeiro trabalho individual. Por isso, tanto apego e dedicação à obra.

Dormi neste sábado pensando e relembrando os 30 minutos da entrevista. Sentado na minha frente, seus olhos brilhavam quando falava do livro. Parecia um pai falando do seu primeiro filho que estava por nascer. Sua expressão era tamanha, sua alegria e ânimo eram surpreendentes. Raramente vi tão grande amor por uma obra como o que ele expressava naquele momento. Após saber da sua morte, outra coisa me veio à cabeça, faltava, exatamente, uma semana para ele concretizar o sonho, ou seja, para ver o seu “primeiro filho” nascer. O lançamento do livro aconteceria no próximo dia 5 de setembro, no Teatro Municipal Alberto Martins. Que pena, não deu tempo.

Deixo aqui as minhas condolências à família e aos amigos de Quiel, privilegiados que puderam conviver diariamente com ele, que puderam ouvir seus poemas e tiveram a oportunidade de ver o brilho em seus olhos todas as vezes que ele criava novas palavras (esta parte só saberão aqueles que tiverem a oportunidade de ler o seu livro).

Segue link da matéria publicada um dia antes da sua morte: http://www.nossametropole.com.br/poeta-de-camacari-lanca-livro-durante-show-cultural-beneficente/#.VAMkw8VdVe4

Nenhum comentário:

Postar um comentário